Esperanto: a língua de um sonhador.

Esperanto é uma língua artificial criada por um judeu polonês chamado Ludwik Lejzer Zamenhof, ele era médico e linguista que sonhou com uma espécie de segunda língua universal que poderia unir todos os povos do mundo. Muitos dos primeiros entusiastas desta língua universal eram judeus do leste europeu. Ludwik cresceu numa Polônia na qual se poderia ouvir quatro línguas diferentes e conflitos entre diferentes etnias que moravam no país era algo comum, essa provavelmente foi a sua principal inspiração. Zamenhof acreditava que o fato de povos diferentes não conseguirem se entender contribuíam para que houvesse segregação, guetos e guerras.
 
L. L. Zamenhof criou uma segunda língua que poderia facilmente ser ensinada para pessoas do mundo inteiro. Seria uma língua que poderia transcender o nacionalismo. Na verdade, Esperanto é um língua considerada mais fácil de se aprender do que Francês ou Alemão. Até hoje existem pessoas que aprendem essa língua no mundo, contudo nem de longe o sonho do criador desta língua se concretizou.
 
Vale mencionar que lá pelos seus vinte anos, Zamenhof se tornou sionista, mas logo abandonou a ideia de um nacionalismo judaico, até porque tal nacionalismo poderia ter causado vários problemas para ele numa época na qual estava ocorrendo o caso Dreyfus na França. Era uma época difícil. Contudo ele nunca abandonou o judaísmo dele. “Minha judaicidade tem sido a principal razão, desde a minha infância, para me entregar a uma única ideia crucial, um sonho – o sonho de unir toda a humanidade”, afirmou Zamenhof.
 
O criador da língua Esperanto, um sonhador, morreu em 1917. “Ele teve sorte de morrer sem nunca ter visto o quão insignificante as ideias dele seriam perante a maior tempestade do século XX que esmagou o seu povo”, afirmou David Mikics que escreveu um artigo sobre ele na Tablet Magazine. As filhas de L. L. Zamenhof foram mortas em Auschwitz.
 
O livro “Bridge of Words: Esperanto and The Dream of a Universal Language“, escrito por Esther Schor, combina a história da vida de Zamenhof com a história do movimento Esperanto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s