[LIVRO] “O Arquiteto de Paris”, escrito por Charles Belfoure.

“Arquiteto de Paris”, livro escrito por Charles Belfoure, finalmente em português. Leia!

Eu li esse livro em inglês – numa noite de shabbat – após ter encontrado ele na Shakespeare & Co. Bookstore no Upper East Side de Manhattan. A capa em português me chamou atenção numa livraria local e me trouxe lembranças boas do período no qual eu vivi numa das cidades mais emocionantes do mundo. “Arquiteto de Paris”, escrito por Charles Belfour, relata como um homem chamado Lucien Bernard, que não é altruísta e nem um simpatizante do povo Judeu, se torna um herói durante um dos piores momentos da história de seu país.

Lucien é convidado para criar um esconderijo para abrigar Judeus perseguidos na França ocupada pelos Nazistas. Ele resiste à ideia no início, contudo a necessidade de ganhar dinheiro, o desafio intelectual de construir tal abrigo, e a possibilidade de enganar os nazistas, instiga o herói do livro à se jogar nessa aventura. Um erro brutal de um do seus projetos torna o que teria sido apenas uma aventura por dinheiro numa causa pessoal.

O livro foi tão emocionante que eu terminei de lê-lo durante um único shabbat. Eu consigo lembrar de como a luz do sol no verão do Upper West Side iluminava a página desse livro, enquanto eu estava deitada na cama esperando as horas passarem, caminhando por uma Paris tão diferente daquela que eu conheci.

IMG_7932

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s