[FILME] “Capitão Fantástico”, dirigido por Matt Ross.

Capitão Fantástico” é filme dirigido por Matt Ross que narra a história de uma família peculiar de americanos. Ben (Diggo Mortensen) tem seis filhos e mora com eles em um trailer no meio da floresta. Eles vivem sobre uma rígida rotina de exercícios físicos e estudo. Contudo, a rotina da família é abalada quando a esposa de Ben, que estava internada em um hospital, se suicida e Ben é forçado à levar os filhos para conhecer os seus avós. O reencontro desperta velhos conflitos entre Ben e seus sogro, bem como muda o destino da família para sempre.

O roteiro é um prato cheio para os apaixonados por romances políticos como “Senhor das Moscas”, escritor por William Golding, e filmes como “Into The Wild”, dirigido por Sean Penn. A vida na qual Ben e sua esposa, Leslie, criaram os seus filhos é uma espécie de experimento anarquista radical anticapitalista, baseado na igualdade entre homens e mulheres, que tem por objetivo demonstrar para eles próprios que o homem em estado natural não é o lobo do próprio homem, ao contrário, afastado da sociedade, o homem encontraria o melhor de si – respeito aos outros homens e à natureza, liberdade, amor e conhecimento. Contudo, logo se vê que esse mundo ideal não passa de um sonho, já que a esposa de Ben tinha dúvidas e incentivou o seu filho mais velho – que já possuía dúvidas quanto aos benefícios desse modo de vida – à se inscrever nas melhores universidades Americanas. Também logo fica claro que os pais de Leslie não são burgueses sem valores e escravos do dinheiro como Ben e Leslie sugerem, ao contrário, são pessoas que se preocupam com a saúde de seus netos e com o futuro deles.

O que eu destaco do filme é a importância do envolvimento dos pais na educação dos filhos, algo que fica claro na relação entre Ben e sua família – constantemente marcada por honestidade intelectual na abordagem de vários temas e na abertura ao livre debate de ideias. O filme “Capitão Fantástico” não é apenas um filme para alunos de universidades, é um filme inteligente e emocionante para toda a família.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s