Pessoas interessantes: Rabino Amsallem, Rabino Nathan Cardozo, e Larry David.

Rabino Amsallem (1959 – …)

img441588
Rabino Amsallem / Fonte: Israel National News <http://www.israelnationalnews.com/News/News.aspx/171369&gt;

O rabino Amsallem nasceu na Algeria, em 1959. Durante a perseguição aos Judeus da Algeria, a família dele se mudou para a França e, quando ele completou 11 anos, a sua família decidiu se mudar para Israel. Em Israel, ele estudou na yeshiva Kisse Rahamim, até 1980, de onde saio como rabino. A partir daí, ele trabalhou em várias instituições Judaicas (de ensino) ocupando cargos relevantes. Contudo, a parte interessante da história dele começa quando ele entre numa partido político denominado SHAS.

O SHAS é um partido político israelense, fundado pelo Rabino Sefardita Israel Ovadia Yosef, como uma forma de protesto pela baixa representação sefardita no Knesset (parlamento israelense). Este partido ultra-ortodoxo tinha como objetivo lutar pelos direitos da comunidade sefardita-mizahi israelense. Qual foi o problema deste partido político? Corrupção. Começaram a ocorrer vários carros de corrupção neste partido e o mesmo foi investigado pela polícia em Israel, bem como ganhou destaque na mídia. Alguns dos políticos deste partido chegaram até a ser presos.

Onde o Rabino Amsallem entra nessa história? O rabino Amsallem se tornou um forte crítico do partido SHAS, entre outras razões, por acreditar que o mesmo não mais se espelhava nos valores sefarditas, ao contrário, se inspirava e impunha sobre seus seguidores um estilo ashkenazi. A sua crítica ficou mais alta quando ocorreu o escândalo da escola Beit Yaakov Emmanuel. Esta escola quis promover discriminação contra alunas sefarditas. O SHAS não quis lutar pelo direitos das jovens sefarditas da escola. O único político do SHAS que apareceu nos protestos contra a discriminação foi o Rabino Amsallem. Além de cometer este “erro”, ele passou a fazer várias críticas a problemas que haviam na comunidade ultra-ortodoxa israelense.

Hoje, ele é elogiado – tanto pela direita (Arutz Sheva) quanto pela esquerda (Haaretz) israelense – por se rebelar contra a corrupção moral e física do mundo no qual ainda vive. O Rabino Amsallem é autor de vários textos, entre eles, o livro “Zera Yisrael”, no qual escreve sua posição sobre o tema. Ele é casado e tem oito filhos.

Rabino Nathan Cardozo (1946 – …)

20686794_498271813856712_6077341087041585152_n
Foto do Rabino Nathan Cardozo Lopes / Fonte: Instagram do Roteirista na Yeshiva.

O Rabino Cardozo é rabino ortodoxo, filosofo e estudioso do Judaísmo. Ele é conhecido pelos seus textos originais e marcados por controversos insights em temas importantes da comunidade Judaica. Sabe o que me chamou atenção na história de vida desta rabino? Ele não nasceu Judeu.

O rabino Nathan Lopes nasceu em Amsterdã, no ano de 1946. Seu pai era um Judeu secular que tinha orgulho de sua origem Ibérica e sua mãe era uma mulher não judia. O nome dele foi escolhido como uma forma de homenagear o seu irmão que foi morto no Holocausto.

Quando os pais da mãe do Rabino Cardozo morreram, a mãe dele terminou sendo criada junto com a família Judaica do lado paterno. Apesar dela não ser Judia de acordo com a Halacha (Lei Judaica), a família do marido e a comunidade Judaica receberam ela de braços abertos. Quando os nazistas ocuparam Amsterdã, a mãe do Rabino Cardozo salvou seu marido – e a família Judaica – dele ao escondê-los em seu apartamento. Em vários momentos, ela arriscou a sua vida ao mentir para os Nazistas sob o paradeiro do marido e do resto da família.

Aos 16 anos, o Rabino Cardozo se converteu ao Judaísmo através do Rabinato de Amsterdã, este rabinato era formado por Hacham Salomon Rodrigues Pereira, pelo Rabino Chefe Aron Schuster e pelo Rabino Benjamin Pels. Após algum tempo, a mãe do rabino Cardozo também se converteu ao Judaísmo. Após a sua conversão, o rabino Nathan Lopes passou 12 anos estudando em várias Yeshivot Haredi até que recebeu a sua semikhah – das mãos do Rabino Aryeh Leib Gurwitz.

O rabino Nathan Cardozo Lopes é autor de 13 livros e inúmeros artigos escritos em inglês e hebraico. Segundo o Rabino Lord Jonathan Sacks, “o Rabino Cardozo se transformou em uma das mais importantes vozes intelectuais do Judaísmo contemporâneo. Ele é um homem de profunda fé e vastos horizontes intelectuais, ele não tem medo de confrontar os desafios do nosso tempo com a calma confiança de alguém que está sincronizado com a música da eternidade.”

Larry David (1947 – …)

larry-david-thinks-reports-about-his-massive-net-worth-are-absurd
Foto do Larry David / Fonte: Business Insider <http://www.businessinsider.com/larry-david-net-worth-2015-3&gt;

Larry é ator, produtor e escritor. Você provavelmente conhece algumas de suas obras. Ele escreveu o Saturday Night Live, escreveu e produziu a sitcom Seinfeld e criou o Curb Your Enthusiasm (HBO).

O seu nome verdadeiro é Lawrence Gene David e ele nasceu em Brooklyn, New York. A sua carreira começou em palcos de stand up comedy de sua cidade natal, após um certo período ele foi convidado para escrever e atuar em vários shows. Em 1989, um amigo dele, Jerry Seinfeld, o chamou para trabalhar no projeto da série Seinfeld. Esta série de televisão se tornou uma das mais bem sucedidas e influentes séries de TV da história. Segundo Larry David, o personagem George Costanza da série Seinfeld foi inspirado no próprio Larry, pois ambos são neuróticos, egoístas, carecas e “mãos de vaca”. Larry David esta no ar até hoje, no canal HBO, na série de TV Curb Your Enthusiasm.

Larry David é judeu e explora aspectos da cultura Judaica tanto em episódios da série Seinfeld quanto em episódios da série Curb Your Enthusiasm. Em um artigo da Jewish Quarterly Magazine, Larry é descrito como um autor e autor que faz importantes questionamentos sobre ser Judeu na América contemporânea. Segundo esta mesma revista, Larry é uma pessoa que alcançou o sucesso do sonho Americano e, ainda sim, escolhe se colocar como um outsider.

“Por quase duas décadas (…) nós temos observado um outro lado da “Ammericanização dos Judeus”: David parece ter como objetivo a “Judaização da América”. A filosofia dele parece ser, “seja você mesmo e deixe os outros tentarem te acompanhar”. E ele tem feito isso com muito sucesso, pois ele borra a linha entre “insider” e “outsider”, abrindo espaço para uma identidade Judaica mais fluida e aberta na cultura Americana”, escreve Pearse, em 2008, na Jewish Quarterly.

Um comentário sobre “Pessoas interessantes: Rabino Amsallem, Rabino Nathan Cardozo, e Larry David.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s