Pessoas interessantes: Lori Palatnik, Allison Josephs e Rachelle Fraenkel.

Lori Palatnik (1960-…)

 

 

34686122_10157612395314498_2510251996162818048_n
Fonte: Página do Facebook (Oficial) da JWRP.

 

 

Lori é escritora, rebbetzin, educadora e fundadora do Projeto Jewish Women Renaissance. Este projeto tem como objetivo alcançar mulheres de 26 países diferentes e subsidiar programas de estudo que possam inspirar essas mulheres à ver a beleza e a sabedoria da tradição Judaica.

A Rebbetzin Palatnik faz um trabalho de outreach (aproximar pessoas, que nasceram Judias, da sua tradição e herança Judaica). Segundo ela, o trabalho de Kiruv, na comunidade Judaica, vem se tornando cada vez mais desafiador devido aos valores transmitidos pelo mundo do entretenimento, pela crescente sexualização dos jovens desde muito cedo, e pelo alto nível de assimilação.

Em uma análise, publicada na Klal Perspectives, Lori destaca que, hoje, ou você tem um Judeu que esta “in” (instruído na tradição Judaica) ou “out” (completamente ignorante da tradição Judaica), ou seja, o espaço entre os dois extremos desapareceu. Logo, é necessário mudar o modelo de Kiruv.

No novo modelo de Kiruv proposto por Lori, o principal alvo não é apenas o jovem, mas as mães Judias, pois estas últimas podem ter um grande e duradouro impacto na família toda. Por isso, ela e outras sete mulheres fundaram o The Jewish Women’s Renaissance Project (JWRP).

 

____________________________

Fonte:
Aish. Mrs. Lori Palatnik. Link: <www.aish.com/authors/48865532.html
>.
Klalperspectives. Lori Palatnik. Link: <http://klalperspectives.org/lori-palatnik/>.
Sobre a Jewish Women’s Renaissance Project. Link: <https://jwrp.org/about-the-jwrp/>.

___________________________

Allison Josephs

 

 

JITC-Headshot-final-3-1
Fonte: Jew in The City – About

 

 

A Allison Joseph nasceu em uma família Judaica e, durante a adolescência, ela se tornou baalat teshuvah na comunidade Judaica Ortodoxa. Há 15 anos, ela trabalha com Jewish Outreach (uma prática de aproximar – pessoas que nasceram Judias – da sua tradição e herança Judaica). Ela foi considerada uma das (NJPO) 10 personalidades mais influentes da comunidade Judaica Americana, em 2012. Allison também já escreveu para The Wall Street Journal, CNN, The Daily Beast, Huffington Post, e Yahoo News.

O mais famoso e bem sucedido projeto da Allison Josephs é o “Jew in The City” (site/vlog). Segundo Allison, infelizmente, existe uma percepção negativa – dentro e fora da comunidade Judaica – em relação ao Judeus Ortodoxos. Palavras como “retrogrados”, “ultrapassados”, “anti-ciência” e “sexistas”, são associados aos membros da comunidade Judaica Ortodoxo. O objetivo de Allison Josephs, com o Jew in The City, é mudar essa imagem!

No site “Jew in The City”, você pode ler sobre tzniut, mulheres Judias, shabbat, kashrut, mitos e verdades sobre Judeus Ortodoxos, enviar dúvidas que serão respondidas por Rabinos e ver exemplos de Judeus Americanos que fazem parte da comunidade Ortodoxa e são bem sucedidos na sociedade secular. Ou seja, Allison Josephs quebra estereótipos e preconceitos contra o Judaísmo Ortodoxo.

É interessante notar: Allison Josephs é crítica em relação a comunidade Judaica à qual pertence. Ela admite que existem exemplos ruins na comunidade Judaica Ortodoxa, mas que esta comunidade não composta apenas de exemplos negativos.

 

___________________________

Link:
Jew in The City. Link: <https://jewinthecity.com/about/>.
Orthodox Union. Allison Josephs is Jew in The City. Link: <https://www.ou.org/life/news/allison_joseph_is_jew_in_the_city/>.
Orthodox Union. Stephen Savitsky entrevista Allison Josephs. Link: <https://www.ou.org/life/inspiration/allison-joseph-founder-director-jew-city/>.
JC. Covering up: Allison Josephs on modesty. Link: <https://www.thejc.com/lifestyle/features/covering-up-allison-josephs-on-modesty-1.54398>.

__________________________

 

Rachelle Fraenkel

 

 

DSC_5086
Fonte: The Tower

 

 

Quando eu penso em Rachelle Fraenkel, eu penso numa mulher forte. Ela é, provavelmente, uma das mais influentes mulheres Judias da atualidade!

Fraenkel é professora de Torah no Instituto Jeanie Scottestein de Estudos Avançados de Torah para Mulheres (Nishmat), é diretora da Matan’s Hikhata Instituto (Advanced Halakha Program) na Matan Womens’s Institute for Torah Studies, atua como conselheira de Halacha para famílias sobre as leis rabínicas de niddah, ou seja, a Rachelle Fraenkel é yortzet halacha, e estudou Biologia e Talmud na Bar Ilan University. Infelizmente, ele só ficou conhecida pela comunidade Judaica mundial quando o seu filho, Naftali Fraenkel, junto com outros três rapazes israelenses, foi sequestrado e morto por terroristas palestinos, em 2014.

Eu nunca vou esquecer do rosto dos três rapazes, pois eu estava, em Israel, em julho de 2014, quando eles foram mortos.

A força que essa mulher demonstrou – perante a mais terrível tragédia que uma mãe pode enfrentar – fez dela uma heroína nacional em Israel, uma liderança pública na comunidade Judaica e uma liderança religiosa para mulheres Judias do mundo todo.

__________________________

Link:
Wikipedia. Rachelle Fraenkel. Link: <https://en.wikipedia.org/wiki/Rachelle_Fraenkel>. Nesse caso, a Wikipedia está bem informada e apresenta fontes interessantes.
Nishmat. Faculty members. Link: <http://www.nishmat.net/shana-baaretz/faculty.asp>.
Arutz Sheva. Rachelle Fraenkel: Tragedy and Unity. Link: <http://www.israelnationalnews.com/News/News.aspx/239676>.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s